o que é o outubro Rosa qual a sua importância
← Voltar

O que é o Outubro Rosa e qual sua importância?

Migs, sempre que iniciamos o mês de outubro ouvimos falar sobre o chamado outubro rosa e sobre prevenção do câncer de mama, certo? Você mesma já deve ter visto alguma coisa por aí desde que este mês começou. No entanto, mesmo que você já tenha percebido a ligação dessa ação com o assunto de câncer de mama, você realmente tem conhecimento sobre o que é o outubro Rosa qual a sua importância, sobretudo para as mulheres?

Mas afinal, o que é a campanha do Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente, com a objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, várias instituições abordam o tema para chamar a atenção e encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam, além de mostrar a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça o autoexame das mamas. Ações como essas são de grande importância para a prevenção, já que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. No caso da UAU, nós no juntamos a ONG Arredondar para podermos contribuir com essa ação, dá uma olhadinha aqui para saber mais.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. Em 2011 deu-se início ao tema sobre o câncer de colo do útero em diversos estados também. O tom de rosa foi adotado por todos para dar cor à essa campanha e é muito usado para iluminar grandes prédios ou monumentos e para ilustrar ações nas redes sociais e decorar ambientes públicos para que aqueles que verem já reconheçam o assunto durante o período da campanha.

Câncer de mama

O câncer de mama é um tumor que ataca o tecido mamário e é um dos tipos de câncer mais comuns, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ele é capaz de se desenvolver quando acontece alguma alteração de trechos das moléculas de DNA, assim multiplicando as células anormais que geram o cisto, sendo que existem vários tipos de câncer de mama e várias maneiras de descreve-los.

No Brasil, o número de mortes por esse tipo de câncer continua é elevado, principalmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado. Esse é um problema que acontece o ano inteiro, no entanto o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas e darem a devida atenção para esse assunto.

Migs, é importante ressaltar que todos aqueles que tem mamas estão sujeitos a terem o câncer de mama, ou seja, homens também podem ser afetado com isso, sobretudo é muito mais comum nas mulheres. O INCA estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Esse e outros detalhes ainda geram dúvidas entre a população em geral. Como boa amiga, vou deixar aqui algumas informações e dicas resumidas sobre como se prevenir e sobre o que é o outubro Rosa qual a sua importância:

Como se prevenir: pratique atividade física, não fume, evite bebida alcoólica, amamente seus filhos (se tiver) e faça exames anuais.

Procure ajuda quando tiver: nódulos na região mamária, axilas e pescoço, mama avermelhada ou retraída, alterações no bico do peito, liquido anormal saindo das mamas.

Verdade ou mito:

Ter vários filhos diminui a chance de ter câncer de mama é verdade, pois durante a gravidez a mulher fica menos exposta ao estrogênio porque não ovula e assim tem menos chances de desenvolver câncer de mama.

Amamentar diminui os riscos de adquirir o câncer de mama é verdade porque você fica mais tempo sem produzir os hormônios que podem provocar o câncer.

Desodorantes e outros cosméticos aumentam os riscos e que se alimentar a base de soja ou chá verde ajuda a prevenir é mito pois não há comprovações cientificas pra ambos.

Bebidas alcoólicas aumentam o risco é verdade pois o consumo de álcool interfere no metabolismo e isso pode aumentar as chances de ter câncer de mama.

Migs, pra te ajudar a lembrar dá um print nesse infográfico com todas essas informações resumidas pra você guardar com você, olha só que demais:

#PraCegoVer infográfico contendo todas as informações sobre câncer de mama descritas anteriormente

A importância da mamografia e do autoexame

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer de mama precocemente aumenta as chances de cura, com uma estimativa de que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

Agora que você já sabe o que é o outubro Rosa qual a sua importância, você deve estar pensando sobre a mamografia, sendo esse o principal método para o rastreamento da doença. Outra coisa importante é estar sempre atenta a qualquer sinal que indique o desenvolvimento do câncer. A melhor maneira de fazer isso é realizando o autoexame, em casa, em qualquer momento e de maneira super simples, olha só esse passo-a-passo:

  • Para começar, coloque uma mão atrás da cabeça e a outra nos seios.
  • Em frente ao espelho, veja se há retração na pele ou qualquer outra alteração nas mamas.
  • Com a ponta dos dedos, apalpe os seios em movimentos circulares, não se esqueça de apalpar a região das axilas também.
  • Esprema o bico do seio e verifique se sai algum tipo de líquido.

Se você notar algo fora da norma, como um nódulo, retração na pele ou líquido saindo do bico do seio, procure um médico, combinado Migs?

Me conta aqui no comentários quais dessas dicas você já conhecia, Migs? Vamos bater um papo!

#OutubroRosaUAU

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Close Bitnami banner
Bitnami