← Voltar

Outubro Rosa: Vamos vestir a camisa rosa e agir <3

Você já sabe que a gente é super preocupada com o autocuidado e autonomia das mulheres, não é mesmo? E em um assunto tão sério, espalhar informação é extremamente importante para facilitar o reconhecimento dos sinais e o diagnóstico precoce. Vem ver o porque estamos apoiando a causa Outubro Rosa, Tratamento e Prevenção do Câncer Mig!

Dá uma olhada nos dados: 

Dados da incidência de câncer no Brasil
FONTE: Instituto Oncoguia – Câncer de mama é o mais comum entre mulheres

A orientação é observar e palpar as mamas sempre que se sentir confortável. Sem pressão! A ideia é conseguir conhecer mais o corpo para conseguir perceber qualquer alteração. E quando achar que tem alguma coisinha diferente, procurar uma ginecologista para fazer um exame mais preciso.

FONTE: INCA – Instituto Nacional de Câncer – Sinais para procurar um especialista

Como apoiar o Outubro Rosa

Você pode ser influencer da causa para alertar todas as mulheres da sua rede e próximas. E apoiar alguém que está passando pelo diagnóstico e tratamento. 

Aqui vão algumas dicas para se engajar no Outubro Rosa com a gente.

  • Use esse mês para lembrar a sua mãe, tia, avó, amigas sobre a importância da prevenção que começa com o autoexame. A partir dos 35, o check up deve ser realizado todo ano, com exames clínicos.
  • Apoiar esse movimento é super fácil. Compartilhar informações de entidades oficiais nas suas redes sociais. Comprar produtos de campanhas que destinam parte da verba para fundações e hospitais que atuam diretamente com pacientes do câncer é uma forma de se envolver mais!
  • Outra opção bem legal é doação de cabelo. Um dos sintomas mais temidos é a queda de cabelo, que pode ocorrer ou não durante tratamentos para alguns tipos de câncer considerados “mais agressivos” como o de mama, leucemias e linfomas. E o cabelo afeta diretamente a autoestima de muitas pacientes. Algumas ONGs fazem perucas com cabelo natural e enviam pelo correio! 
  • Por último, mas não menos importante, esteja presente! Se conhece uma pessoa que tenha sido diagnosticada ou já esteja em tratamento, ofereça ajuda para as tarefas do dia a dia. Não tenha medo de conversar. Ofereça uma escuta atenta sobre os medos, as dificuldades como efeitos colaterais. 

Ações que salvam vidas

As campanhas do Outubro Rosa estão ajudando a espalhar muito conteúdo, desfazendo mitos e medos. Informação e prevenção salvam vidas!

A gente costuma pensar que não precisa se preocupar com isso tão cedo porque a recomendação dos exames inicia a partir dos 35. Mas os mais jovens também têm um papel fundamental em praticar o autocuidado desde cedo, alertar e apoiar quem está por perto. 

A cor rosa em locais públicos e monumentos já virou um símbolo mundial da campanha! Então temos um convite: corre para deixar o feed rosa e compartilhar esse post com as migas todas! 

Juntas, fazemos a diferença. Vem apoiar essa causa com a UAU e o Movimento Arredondar!

#Curiosidade

Lembra do lacinho rosa da campanha Outubro Rosa? 

Ícone do Outubro Rosa

O lacinho que hoje é o símbolo mundial da campanha foi uma ideia da Fundação Susan G. Komen, que distribuiu o laço aos participantes da Corrida pela Cura, na cidade de Nova York, uma das primeiras campanhas relacionadas a essa causa. 

Poucos anos depois, a Corrida pela Cura já acontecia anualmente em dezenas de cidades dos Estados Unidos. E logo, em outros países. 

Em agosto de 2020, seguindo as recomendações da OMS para evitar aglomerações durante a pandemia da COVID-19, a corrida foi virtual. Isso mostra que não há barreiras para apoiar uma causa :). 

Além do lacinho, monumentos famosos pelo mundo todo são iluminados em rosa. No Brasil, o Mausoléu do Soldado Constitucionalista – mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera – foi iluminado de rosa em 2002, que é considerado o primeiro ato de apoio ao Outubro Rosa por aqui.

#VamosJuntas

Larissa Drozdowski

@laridroz

Especialista em Beleza | Maquiadora | Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!