← Voltar

Poppy Northcutt – Empoderamento feminino (na ciência e na vida)

Poppy Northcutt com Headsets
Foto: Getty Images

Uma das matemáticas integrantes da equipe criadora do programa que trouxe de volta os astronautas que pisaram na Lua: Frances Poppy Northcutt

Ir à Lua era um desafio, voltar, um desafio maior ainda. Vem saber mais sobre o empoderamento da Poppy Northcutt!:

Por que ir até a Lua?


Apolo 11 é o nome da primeira nave espacial tripulada a pousar na Lua e também o nome da missão mais famosa já realizada pela NASA. Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, ambos estadunidenses, pisaram pela primeira vez em solo lunar, seis horas após sua alunissagem.”

Revista Galileu

O grande objetivo da Missão Apollo 11 era realizar um pouso tripulado e voltar a Terra. Em uma briga de poderes entre Estados Unidos e União Soviética, pisar na Lua seria uma grande conquista.  

Imagina só que mágico seria pousar na Lua e, ainda, andar por ela? 

O objetivo secundário estava em explorar a Lua e instalar câmeras para registrar imagens de satélite. Isso iria ajudar a fixar sensores para medidas do vento solar, coletar amostra de solos e rochas para descobrir ainda mais sobre a Lua. 

Tá, mas quem é Poppy Northcutt?

Poppy Northcutt na NASA
Foto: Twitter – Poppy Northcut

Única mulher no meio de uma sala cheia de homens, Frances “Poppy” Northcutt se formou em matemática aos 23 anos e era apelidada como “calculadora humana”.

Antes de ser a única mulher a integrar a sala de engenheiros da Nasa, a Poppy demonstrava um enorme trabalho e interesse nas viagens tripuladas, chamando a atenção de quem trabalhava no projeto. 

Foi assim que seu esforço e curiosidade levou Poppy ao time técnico do Apollo 11. Seu maior desafio estava em traçar o plano que traria de volta os astronautas que foram à Lua. 

Não só nessa, a Poppy Northcutt participou de várias outras expedições, sendo a Apollo 11 a primeira em que os astronautas pisaram na Lua. Em todas as missões que participou com engenheira, o trabalho dela estava em trazer os astronautas de volta. Ou seja, Poppy era a única mulher que calculava as trajetórias que trariam o seu time de volta para casa. 

Muito além de trazê-los de volta

Após suas conquistas, Poppy percebeu que poderia ajudar a promover muito mais que a volta dos astronautas, mas mudar alguns paradigmas aqui na terra. Por isso, Northcutt decidiu cursar também advocacia e atuar como advogada das mulheres. 

O foco do seu trabalho como advogada estava em promover o direito das mulheres.

Com certeza, não foi fácil para Poppy estar no meio de tantos homens e ser ouvida enquanto engenheira. Por isso, Frances Northcutt se autotitula como cientista de foguetes por um tempo, advogada em outro momento e defensora dos direitos das mulheres em tempo integral. 

Poppy Northcutt hoje
Poppy Northcutt [Photo: National Geographic/Stewart Volland]


“Ainda hoje, aos 76 anos, Northcutt está à frente da Organização Nacional de Mulheres do Texas e luta por direitos reprodutivos.”

Revista Galileu

Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza | Maquiadora | Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x