top of page
Buscar

Como a terapia pode aumentar sua autoestima

A gente sempre ouve falarem sobre autoestima. Mas será que sabemos a fundo o que é isso? É sobre esse assunto que vamos falar nesse artigo e, principalmente, como a ajuda da terpia pode ser crucial para o desenvolvimento da nossa autoestima.


foto de uma mulher se abraçando


O que é autoestima?


A autoestima é basicamente a forma como a gente se enxerga e o que acreditamos sobre nós mesmos, incluindo nossa aparência, habilidades e nosso papel no mundo. Nossas experiências, emoções, comportamento e crenças formam um conjunto que pode parecer positivo ou negativo, dependendo de como vivemos e do que lembramos.


Segundo a Teoria de Maslow, que é famosa nos estudos sobre humanos, a autoestima é uma necessidade básica. Nós acabamos nos tornando aquilo que acreditamos ser, baseado em nossos próprios julgamentos. No entanto, julgar a si mesmo não é fácil, daí a importância da ajuda profissional.


Como a terapia pode ajudar na autoestima


A terapia entra nesse cenário para oferecer um espaço de diálogo livre de julgamentos, permitindo que a pessoa fale sobre o que quiser, no seu ritmo. Ela ajuda no enfrentamento de situações difíceis, como relacionamentos, medos e dilemas, contribuindo para ressignificar a vida e estabelecer objetivos que fortaleçam a autoestima.


Foto de uma paciente e terapeuta

Muitas vezes, passamos por momentos complicados que abalam nossa autoestima, e a terapia se torna um instrumento valioso para lidar com esses desafios. Nossos pensamentos têm grande influência sobre nossas ações e experiências diárias, afetando nossa percepção de habilidades, aparência e o que os outros pensam a nosso respeito.

Existem abordagens terapêuticas, como a cognitivo-comportamental, focadas em corrigir crenças negativas sobre si mesmo e o mundo. A terapia também ajuda a descobrir qualidades, desejos e receios, muitas vezes não tão claros, proporcionando um caminho para fortalecer a autoestima.


A realidade nem sempre é como a percebemos, e fatores externos podem impactar nossos sentimentos, mas a terapia auxilia na construção de tolerância à frustração, ensinando maneiras adequadas de lidar com os desafios.

Vencer os tabus sobre terapia e autoestima é fundamental, pois cuidar da saúde mental é tão importante quanto a física. Hoje em dia, é comum as pessoas priorizarem consultas com psicólogos, reconhecendo a importância do bem-estar psicológico.


Cuidar da mente envolve trabalhar aspectos como confiança, autocuidado e segurança. Isso pode ser feito encontrando atividades que proporcionem felicidade, como passeios, exercícios físicos e momentos com pessoas queridas. Por isso, não se esqueça de cuidar de você todos os dias!



Foto que direciona para a página da Scarlet

17 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page