Mulher trabalhando em frente ao computador
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Produtividade e home-office: o que ninguém te contou

Chegou a hora da gente falar um pouquinho sobre a produtividade nessa quarentena. O baque não foi pouco, mas as maiores dicas para seguir no home-office (e com saúde) estão aqui! Veja:

Produtividade na quarentena, um assunto tão falado nesses últimos tempos. Quem está vivendo essa fase um pouco difícil, sabe que muita coisa mudou, inclusive a maneira em que fazemos o nosso trabalho. Saudade, ansiedade, cansaço e tensão, os sentimentos que nos acompanham, mas que podem ser deixados um pouquinho de lado com uma dose de conhecimento e autoamor.

Se você tem questionado a sua produtividade no home-office ou o cansaço está muito maior, saiba que estamos no mesmo time e que podemos seguir algumas dicas para melhorar nosso dia-a-dia. Quer saber as dicas? Vem cá ver!

1. Resiliência: uma palavra, vários resultados

Se você já escutou falar em resiliência e quer saber como ela pode e ajudar no home-office, então é só continuar lendo. Segundo o portal IBC Coaching, resiliência é:

“Capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação. “

IBC Coaching

Pode parecer fácil falar mas difícil de fazer, realmente, a resiliência pode ser conquistada com o passar do tempo. Mas como? Existem algumas atividades diárias que você pode fazer pra aumentar a sua resiliência.

A primeira delas é manter a autoconfiança, ou seja, confie no trabalho que você vem fazendo. Ele vai te trazer muitos benefícios que você ainda não conseguiu ver.

A segunda é lembrar de ser otimista. Mesmo quando aqueles pensamentos meio ruins aparecerem, lembre-se que o pessimismo não vai te ajudar. Ele só vai aumentar a sua exaustão e ansiedade. Por isso, pense positivo sempre!

A terceira é trabalhar a flexibilidade: nem sempre estamos aptos a mudanças, mas tenha em mente que estamos enfrentando um momento de muitas mudanças e você tem total capacidade de se adaptar. Somos seres adaptáveis e, por mais que não seja tão fácil, podemos encontrar novas formas (e boas) de trabalhar!

2. Rotina e produtividade

Segundo a Forbes, a rotina e um espaço reservado para você e seu trabalho podem te ajudar!

Se for possível, crie um novo ambiente para trabalhar dentro da sua casa, um local tranquilo, onde você possa realizar suas videoconferências e tenha um bom Wi-Fi.

Depois de configurar seu escritório em casa ou um espaço de trabalho reservado, pode ser tentador ficar de pijama o dia todo. Mas é possível resistir a esse desejo. Nicole sugere que “você se levante e se prepare como se estivesse saindo de casa”. Embora possa optar por roupas mais confortáveis, o processo de tomar banho e se organizar para o dia como se estivesse saindo ajuda a entrar no ritmo do trabalho.

Forbes

3. Saiba a hora de parar de produzir

Lembre-se que quem faz seu horário de trabalho dentro da sua casa é mais você. Sem as regras de horários dos escritórios, pode ser tentador extrapolar na jornada do home-office.

Com certeza, trabalhar mais pode te ajudar a produzir mais. Mas tem um detalhe importante que você não pode esquecer! O cansaço mental e o estresse de cargas horárias excessivas podem prejudicar suas funções cognitivas. Sendo assim, vale mais colocar limites e focar no trabalho durante um determinado período, do que aumentar a sua carga de trabalho e não conseguir entregar bem.

Escolha momentos para descansar, respirar, meditar, dançar, ver TV e pensar em nada! Nessas horas, o exercício físico pode te ajudar muito a desestressar e relaxar com maior facilidade.

Foto: Freepik

4. Autocobrança também prejudica a produtividade

Tenha em mente que motivação é diferente de autocobrança. A motivação é capaz de gerar boas energias e menos tensão. Sendo assim, a motivação não provoca a autopunição caso você não consiga entregar como sempre entregou.

Para diminuir a autocobrança, lembre-se que estamos no meio de uma pandemia nunca vivida antes. Nesse sentido, estamos aprendendo a lidar com os sentimentos e emoções geradas pelos novos estímulos. Somos todos aprendizes!

A autocobrança provoca recriminação de si mesmo, acompanhada de sentimentos de culpa e frustração. Isso irá prejudicar o alcance de novos resultados, porque não só a sua saúde como autoestima estarão abalados.

Se cobrar dessa forma faz parte de quadros de baixa autoestima, onde a pessoa acredita que ela precisa se pressionar e se tratar mal pra conseguir fazer alguma coisa. 

O Segredo

5. Autoestima e produtividade

Foto por: Freepik

Para a psicologia, a autoestima está diretamente relacionada à sensação de valor que uma pessoa tem, quando fala de si. Quem possui alta autoestima acredita na sua capacidade, produzindo mais resultado na vida pessoal e profissional. Sendo assim, a autoestima será fator crucial para a produtividade.

A autoestima elevada faz com que a pessoa reconheça suas qualificações e se sinta apta para trabalhar em qualquer lugar. Por isso, a cada dia mais empresas se preocupam em oferecer condições de trabalho que promovam a satisfação dos seus funcionários, investindo em práticas como ginástica laboral, cursos de reciclagem, adequação de salas e criação de espaços para descompressão.

BeeCorp

Mas e dentro de casa? Quem irá promover condições de vida e trabalho que promovam a satisfação pessoal? Nós mesmas! Por isso, é importante reservar um tempo para seu autocuidado e autoamor. Não, não é bobagem. Se aproxime cada vez mais do que te faz bem e reserve um tempo só para você! Será comprovado o aumento da sua disposição e produtividade. Então, que tal tentar?

Se você gostou desse conteúdo e quer saber nosso maior segredo para aumentar a sua autoestima, é só ir lá para o site da UAUBox.

Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza | Maquiadora | Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

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