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Respiração e saúde: uma dica importante

Você já passou por alguma situação de ansiedade, estresse do trabalho ou até mesmo pânico? Quando isso acontece, a entrada de ar nos nossos pulmões aumenta muito, o que pode resultar em um aumento do batimento cardíaco. Mas a respiração correta pode te ajudar! Acompanhe:

O aumento do batimento cardíaco acontece em situações em que nosso corpo está em estado de alerta (seja em fuga ou luta) ou até mesmo em estado de estresse corporal (corridas, esportes muito intensos, etc).

Essa aceleração do batimento cardíaco pode ser entendida pelo cérebro como situação de perigo, mesmo que ele não exista naquele momento. Essas situações que não representam perigo real, mas que aceleram nosso batimento cardíaco (como a ansiedade e estresse), podem desencadear dores no peito, sudorese excessiva, boca seca, fraqueza e tontura.

Para diminuir a hiperventilação dos pulmões, assim como reduzir os batimentos cardíacos, existe uma técnica que permite a regulação do sistema nervoso em situações de estresse.

Essa técnica consiste em controlar o diafragma para que haja a entrada de ar de forma lenta, fornecendo mais oxigênio e reestabelecendo a calma e desaceleração corporal. É uma técnica fácil e que pode ser feita sozinha, muito utilizada para acalmar os ânimos. Confira:

Respiração diafragmática

#1 Pode ser deitada ou sentada, ache uma posição que você se sinta confortável;

#2 Coloque a mão no centro do seu peito e outra sobre seu abdômem (pouco acima do umbigo);

#3 feche seus olhos e relaxe, sentindo a mão sobre o peito ficar mais parada. Já a mão sobre o abdômem, subindo e descendo conforme a respiração;

#4 Inspire pelo nariz de maneira calma, durante 4 segundos, enchendo o seu pulmão. Você vai perceber que seu diafragma vai inflar;

#5 Segure o ao nos pulmões por 2 segundos, depois, expire lentamente pela boca. Faça isso até esvaziar todo o ar.

#6 Repita novamente esse exercício de inspiração lenta por 6 segundos, segurar o ar por 2 segundos e expirar todo o ar.

O número de repetições necessárias para acalmar e restabelecer o estado de relaxamento do corpo varia de pessoa para pessoa. O ideal é que não passe de 3 a 4 vezes em situação de estresse moderado, podendo aumentar as repetições em situação de estresse intenso.

Você pode utilizar dessa técnica antes de dormir, pois ela também ajuda a relaxar.

Ainda tem dúvidas de como realizar a respiração diafragmática? Veja esse vídeo e aprenda essa técnica infalível!

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