← Voltar

Respiração e saúde: uma dica importante

Você já passou por alguma situação de ansiedade, estresse do trabalho ou até mesmo pânico? Quando isso acontece, a entrada de ar nos nossos pulmões aumenta muito, o que pode resultar em um aumento do batimento cardíaco. Mas a respiração correta pode te ajudar! Acompanhe:

O aumento do batimento cardíaco acontece em situações em que nosso corpo está em estado de alerta (seja em fuga ou luta) ou até mesmo em estado de estresse corporal (corridas, esportes muito intensos, etc).

Essa aceleração do batimento cardíaco pode ser entendida pelo cérebro como situação de perigo, mesmo que ele não exista naquele momento. Essas situações que não representam perigo real, mas que aceleram nosso batimento cardíaco (como a ansiedade e estresse), podem desencadear dores no peito, sudorese excessiva, boca seca, fraqueza e tontura.

Para diminuir a hiperventilação dos pulmões, assim como reduzir os batimentos cardíacos, existe uma técnica que permite a regulação do sistema nervoso em situações de estresse.

Essa técnica consiste em controlar o diafragma para que haja a entrada de ar de forma lenta, fornecendo mais oxigênio e reestabelecendo a calma e desaceleração corporal. É uma técnica fácil e que pode ser feita sozinha, muito utilizada para acalmar os ânimos. Confira:

Respiração diafragmática

#1 Pode ser deitada ou sentada, ache uma posição que você se sinta confortável;

#2 Coloque a mão no centro do seu peito e outra sobre seu abdômem (pouco acima do umbigo);

#3 feche seus olhos e relaxe, sentindo a mão sobre o peito ficar mais parada. Já a mão sobre o abdômem, subindo e descendo conforme a respiração;

#4 Inspire pelo nariz de maneira calma, durante 4 segundos, enchendo o seu pulmão. Você vai perceber que seu diafragma vai inflar;

#5 Segure o ao nos pulmões por 2 segundos, depois, expire lentamente pela boca. Faça isso até esvaziar todo o ar.

#6 Repita novamente esse exercício de inspiração lenta por 6 segundos, segurar o ar por 2 segundos e expirar todo o ar.

O número de repetições necessárias para acalmar e restabelecer o estado de relaxamento do corpo varia de pessoa para pessoa. O ideal é que não passe de 3 a 4 vezes em situação de estresse moderado, podendo aumentar as repetições em situação de estresse intenso.

Você pode utilizar dessa técnica antes de dormir, pois ela também ajuda a relaxar.

Ainda tem dúvidas de como realizar a respiração diafragmática? Veja esse vídeo e aprenda essa técnica infalível!

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Mig, você sabia que criar e manter uma rotina de cuidados com a pele previne e retarda o envelhecimento dela? 😱 Pois é, isso é real, viu?! Mas, é super importante respeitar o SEU tipo de pele e usar os produtos adequados. Além de manter a autoestima em dia, o carinho que se oferece à pele será retribuído com proteção e saúde. #VamosJuntas conferir esse passo a passo básico que preparei pra você?
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!

Usuario UAUBox

@uaubox

UAUBox

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x