saúde mental
← Voltar

Dia Mundial da Saúde Mental

O dia 10 de outubro é considerado o Dia Mundial da Saúde Mental, criado 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental com o objetivo de ressaltar a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e de falarmos sobre os transtornos mentais para poder descontruir tabus que existem sobre esse assunto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera os problemas relacionados a saúde mental uma prioridade, devido impacto que isso gera na vida das pessoas. Existem transtornos mentais mais leves, medianos e mais graves que trazem impactos significativos para o paciente e também na vida de seus familiares e amigos próximos.

Embora os transtornos ou qualquer problema ligado a saúde mental sejam difíceis de lidar, é importante lembrar que isso é passível de tratamento e de melhora. Reconhecer e falar sobre estes problemas de saúde mental ajuda a vencer o preconceito e em determinadas situações até a identificar algum caso que requer atenção ao nosso redor. É importante entender sobre esse tema para saber como lidar caso necessário, Migs!

Como lidar com os problemas de saúde mental?

Os transtornos mentais devem ser identificados como uma causa comum a todas as pessoas, que ultrapassa barreiras nacionais, culturais, políticas ou sociais. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a saúde mental vai além da ausência de doenças psicossomáticas e se caracteriza por um bem-estar em que o indivíduo reconhece suas capacidades e limitações e consegue perceber o seu papel social, tornando-se agente de sua própria história.

Para conseguir identificar problemas de saúde mental precisamos estar atentos aos sinais de alerta, como alteração no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais e tantas outras sinalizações de que algo não está bem que muitas vezes acabam sendo sutis e só passamos perceber quando o quadro já foi agravado.

Existem meios de tratamento e estes não estão ligados somente a remédios e antibióticos, como também precisa de ser feito um acompanhamento por algum profissional adequado para o caso, como um psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e/ou enfermeiros. Estes profissionais tem como objetivo ajudar o paciente em sua reabilitação psíquica e autonomia para lidar com as situações negativas que ele carrega.

Você precisa ficar atenta com você e seu estado emocional e com todos ao seu redor, principalmente porque problemas relacionados a saúde mental são um dos agravantes mais impactantes do século XXI. Um exemplo disso é a depressão, considerada a doença desse século, e que apresenta forte relação com os fatores de risco de suicídio. É importante se cuidar, respeitar seus limites emocionais e buscar acompanhamento de um profissional especializado. Nada de deixar a esse problemas pra depois, combinado Migs?! Isso é coisa séria!

mulher se abraçando - saúde mental
#PraCegoVer mulher se abraçando

A saúde mental na quarentena

Atualmente estamos vivendo um momento complicado no mundo todo devida pandemia de Covid-19, onde nossa rotina teve que ser alterada e estamos passando mais tempo em casa para diminuir o risco de propagação e contaminação do vírus.

O ano de 2020 trouxe muitos mais desafio do que o esperado para todos, inclusive para pessoas com condições de saúde mental afetada, que agora tiveram que fortalecer seu emocional para lidar com dois grandes problemas: o vírus que afeta o mundo e o isolamento. Para aqueles que já lidam com transtornos mentais, viver em isolamento pode agravar o caso, uma vez que ver e interagir com as pessoas era um dos fatores de ajuda, pois fazia com que a pessoa se sentisse acolhida.

Não deixe de falar sobre isso e de procurar ajuda quando necessário, principalmente num momento tão difícil como esse em que vivemos. No mês passado nós acompanhamos o setembro amarelo, o mês de prevenção ao suicídio e, neste mês, uma data especial para relembrar a importância da saúde mental, no entanto devemos falar sobre esse tema sempre. Problemas de saúde mental não tem hora pra acontecer. Se precisar, peça ajuda. Você não está sozinha!

Me conta aqui nos comentários o que achou desse conteúdo Migs? Eu adoro quando você compartilha sua opinião comigo! <3

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!
Ei Mig
Vem descobrir o conteúdo feito especialmente para você e sua autoestima Se inscreva já porque eu to louca para te conhecer melhor!