You are currently viewing Setembro amarelo, campanha de prevenção ao suicídio

Setembro amarelo, campanha de prevenção ao suicídio

Você já ouviu falar em Setembro amarelo e a prevenção ao suicídio, Mig?!

O dia 10 de Setembro é o dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Por isso o mês todo é utilizado para a campanha de conscientização da prevenção ao suicídio.

Essa data é mais importante do que nós podemos imaginar, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, o que representa 800 mil mortes por ano. 

Esses números entristecem o nosso coração, né Mig?! Mas ao mesmo tempo reforçam a importância de falarmos sobre o assunto para que mais pessoas se conscientizem. Somente dessa forma conseguiremos fazer com que esses números sejam diferentes.

Não existe um padrão

Não há padrões para identificar as pessoas que estão prestes a cometer suicídio. Algumas delas sofrem com algum tipo de transtorno como depressão, esquizofrenia ou bipolaridade, outras pessoas também podem ter dependência química. Porém não é necessário que a pessoa sofra de algum transtorno para que cometa atentado contra a vida. O suicídio também acontece muito de forma impulsiva em situações de forte impacto emocional. Por isso tão importante quanto cuidar da saúde física é cuidar da saúde mental.

Como identificar?

Apesar de muitos dessas causas serem desenvolvidas de forma silenciosa, pode ser que a pessoa que está propensa a praticar o suicídio dê alguns sinais. Fique atento se existir alguém a sua volta passando por alguma situação desse tipo.

A pessoa se mostra desmotivada e nem as coisas que costumavam animá-la fazem mais sentido para ela.

Além disso ela tende a se distanciar de familiares e de amigos. Pode descuidar da sua aparência e passa a não realizar mais atividades cotidianas da mesma maneira que fazia antes.

O que fazer para a prevenção do suicídio?

Quando identificar alguém passando por essas situações é sempre importante buscar acolher seus sentimentos, sem julgar e se mostrar aberto para escuta-la por quanto tempo for necessário.

É importante ressaltar também que o acompanhamento de um profissional é extremamente importante, por isso ao identificar algum tipo de comportamento, busque a ajuda de um profissional.

Para te ajudar ainda mais a lidar com isso, criamos um e-book em parceria com três psicólogas incríveis que te ajudam a identificar os sinais e também a tomar as melhores decisões caso você passe por alguma situação desse tipo ou conheça alguém que passa por isso.

Acesse esse link para baixar o e-book gratuito e compartilhe com quem você sentir necessidade.

Catarina Castanho

Publicitária | Criadora de conteúdo para UAUBox
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments