setembro amarelo
← Voltar

Setembro Amarelo

Mês de conscientização e prevenção ao suicídio

Desde 2015, o Brasil acolhe o movimento “Setembro Amarelo”, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio. A iniciativa partiu do CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria),  afim de conscientizar sobre esse tema tão importante, através luzes e estampas amarelas espalhadas pelas cidades, garantindo mais visibilidade à causa. 

Cristo Redentor (RJ) - Setembro Amarelo
Cristo Redentor (RJ) – Setembro Amarelo
Estádio Beira Rio (RS) - Setembro Amarelo
Estádio Beira Rio (RS) – Setembro Amarelo
Palácio do Itamaray (DF) - Setembro Amarelo
Palácio do Itamaray (DF) – Setembro Amarelo

O objetivo da campanha Setembro Amarelo nada mais é que a conscientização sobre a prevenção do suicídio, através de ações que alertem a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

O Setembro Amarelo é assunto sério!

Todos os anos o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de qualquer idade. E para cada suicídio que ocorre, cerca de 25 pessoas apresentam pensamentos suicidas e fazem uma tentativa.

Cada vida perdida representa um ente querido, seja amiga, mãe, avó, irmã ou colega. Trazer este assunto tão delicado à público é mais uma maneira de prevenção, falar sobre isso pode salvar uma vida.

O assunto é tido como um tabu e pouco se fala sobre isso durante os demais meses do ano. Infelizmente é muito comum ter vergonha ou medo de falar abertamente sobre isso, um grande erro esse, Migs! Falar é o primeiro passo pra começar a procurar ajuda, além de muitas vezes servir como um desabafo dessa sobrecarga.

Ajude até onde puder!

Dar ouvidos às pessoas que procuram por esse diálogo é bom, faz com que ela não se sinta sozinha e passe a ter segurança em tocar nesse assunto. A escuta ativa é parte fundamental para prevenção. Demonstre preocupação e ouça sem julgamentos.

Entretanto, ao perceber comportamentos assim em alguém, a incentive a procurar pela ajuda de um profissional adequado, como a de um psicólogo, que estudou para saber lidar com situações como essas. Este é, sem sombra de dúvidas, o melhor conselho que você poderá dar para essa pessoa.

Quando o diálogo acontece, quem ouve pode não estar preparado e não saber como reagir ao ouvir alguém dizer que tem vontade de tirar a própria vida. Quando não estamos preparados, podemos não dar a atenção devida a essa fala tão séria.

Mitos e tabus

Alguns mitos envolvem os problemas como depressão, ansiedade e outros mais podem levar uma pessoa ao suicídio, ao falarmos sobre isso, as pessoas vão entender o quão sério isso é e que precisa de cuidados.  Algumas crenças podem nos levar a falar frases que acabam servindo como gatilho e piorando a situação.

Atente-se aos sinais

Quando a pessoa se propõe a falar sobre isso, é comum que ela já esteja numa exaustão muito forte e num estágio avançado, por isso é preciso estar atento a outros sinais que podem indicar a depressão e a vontade de cometer suicídio. Veja alguns, Migs:

  • tristeza persistente;
  • perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
  • falta de energia constante;
  • irritabilidade;
  • alterações no apetite;
  • choro sem razão aparente;
  • dores e sentimento de inutilidade;
  • ideias de morte.

O comportamento suicida é decorrente de uma série de fatores e, ao contrário do que muita gente pensa, isso é constante e a vítima costuma dar vários sinais – mesmo que pequenos – de que precisa de ajuda.

Ou então, num caso mais grave, se você mesma demonstra alguns desses sinais, não deixe de procurar ajuda certa.

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental.

No momento em que estamos vivendo, meio a uma pandemia do Covid-19, as coisas podem se tornar mais difíceis ainda. Aqui no UAUBlog falamos sobre a saúde mental durante a pandemia.

E lembre-se, Migs: todos pela vida.

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] num momento tão difícil como esse em que vivemos. No mês passado nós acompanhamos o setembro amarelo, o mês de prevenção ao suicídio e, neste mês, uma data especial para relembrar a importância […]

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x