setembro amarelo
← Voltar

Setembro Amarelo

Mês de conscientização e prevenção ao suicídio

Desde 2015, o Brasil acolhe o movimento “Setembro Amarelo”, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio. A iniciativa partiu do CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria),  afim de conscientizar sobre esse tema tão importante, através luzes e estampas amarelas espalhadas pelas cidades, garantindo mais visibilidade à causa. 

Cristo Redentor (RJ) - Setembro Amarelo
Cristo Redentor (RJ) – Setembro Amarelo
Estádio Beira Rio (RS) - Setembro Amarelo
Estádio Beira Rio (RS) – Setembro Amarelo
Palácio do Itamaray (DF) - Setembro Amarelo
Palácio do Itamaray (DF) – Setembro Amarelo

O objetivo da campanha Setembro Amarelo nada mais é que a conscientização sobre a prevenção do suicídio, através de ações que alertem a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

O Setembro Amarelo é assunto sério!

Todos os anos o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de qualquer idade. E para cada suicídio que ocorre, cerca de 25 pessoas apresentam pensamentos suicidas e fazem uma tentativa.

Cada vida perdida representa um ente querido, seja amiga, mãe, avó, irmã ou colega. Trazer este assunto tão delicado à público é mais uma maneira de prevenção, falar sobre isso pode salvar uma vida.

O assunto é tido como um tabu e pouco se fala sobre isso durante os demais meses do ano. Infelizmente é muito comum ter vergonha ou medo de falar abertamente sobre isso, um grande erro esse, Migs! Falar é o primeiro passo pra começar a procurar ajuda, além de muitas vezes servir como um desabafo dessa sobrecarga.

Ajude até onde puder!

Dar ouvidos às pessoas que procuram por esse diálogo é bom, faz com que ela não se sinta sozinha e passe a ter segurança em tocar nesse assunto. A escuta ativa é parte fundamental para prevenção. Demonstre preocupação e ouça sem julgamentos.

Entretanto, ao perceber comportamentos assim em alguém, a incentive a procurar pela ajuda de um profissional adequado, como a de um psicólogo, que estudou para saber lidar com situações como essas. Este é, sem sombra de dúvidas, o melhor conselho que você poderá dar para essa pessoa.

Quando o diálogo acontece, quem ouve pode não estar preparado e não saber como reagir ao ouvir alguém dizer que tem vontade de tirar a própria vida. Quando não estamos preparados, podemos não dar a atenção devida a essa fala tão séria.

Mitos e tabus

Alguns mitos envolvem os problemas como depressão, ansiedade e outros mais podem levar uma pessoa ao suicídio, ao falarmos sobre isso, as pessoas vão entender o quão sério isso é e que precisa de cuidados.  Algumas crenças podem nos levar a falar frases que acabam servindo como gatilho e piorando a situação.

Atente-se aos sinais

Quando a pessoa se propõe a falar sobre isso, é comum que ela já esteja numa exaustão muito forte e num estágio avançado, por isso é preciso estar atento a outros sinais que podem indicar a depressão e a vontade de cometer suicídio. Veja alguns, Migs:

  • tristeza persistente;
  • perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
  • falta de energia constante;
  • irritabilidade;
  • alterações no apetite;
  • choro sem razão aparente;
  • dores e sentimento de inutilidade;
  • ideias de morte.

O comportamento suicida é decorrente de uma série de fatores e, ao contrário do que muita gente pensa, isso é constante e a vítima costuma dar vários sinais – mesmo que pequenos – de que precisa de ajuda.

Ou então, num caso mais grave, se você mesma demonstra alguns desses sinais, não deixe de procurar ajuda certa.

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental.

No momento em que estamos vivendo, meio a uma pandemia do Covid-19, as coisas podem se tornar mais difíceis ainda. Aqui no UAUBlog falamos sobre a saúde mental durante a pandemia.

E lembre-se, Migs: todos pela vida.

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] num momento tão difícil como esse em que vivemos. No mês passado nós acompanhamos o setembro amarelo, o mês de prevenção ao suicídio e, neste mês, uma data especial para relembrar a importância […]

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x