← Voltar

Cuidados de Pele: Hidratação Intensa

Você sabia que a hidratação é um dos passos mais importantes na rotina de cuidados de pele? Ela é responsável por diversos benefícios para a pele, entre eles contribui para o equilíbrio da quantidade de água adequada em nosso corpo e pele, deixando-a sua aparência muito mais saudável e bonita. A hidratação é essencial, por isso, vamos falar sobre como ela é importante para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas.

Mulher bebendo água

Qual a importância da hidratação para a pele?

A hidratação nada mais é do que a reposição de água no organismo, equilibrando a composição corporal, que representa nada mais, nada menos que de 50 e 65% do nosso corpo, o que faz dela essencial para o bom funcionamento do nosso sistema, inclusive para a pele. A hidratação diária é fundamental para essa reposição ser bem-sucedida, tanto pela ingestão de líquidos quanto pelo uso de hidratantes, lembrando sempre que é muito importante utilizar produtos específicos para cada tipo de pele.

Uma pele hidratada, possui aspecto saudável, jovial e firme. Em casos de desidratação, logo a pele fica áspera, opaca e sem vida, com descamação e mostrando rugas e linhas de expressão. É de extrema importância utilizar produtos hidratantes que retêm a água necessária para prevenir o aparecimento desses sinais da idade e para manter a pele saudável e resistente.

A hidratação certa evita descamação, coceira, aspereza e sensibilidade, características típicas de uma pele ressecada. Por isso, trate sempre de ingerir água regularmente, para ajudar na manutenção, bom funcionamento do organismo e evitar que esse ressecamento apareça. O ideal é consumir cerca de 2 a 3 litros ao longo do dia.

Barreira Natural de Proteção

Outra curiosidade é que a pele é o maior órgão do corpo humano possuindo funções específicas que contribuem para a manutenção da saúde de todo o organismo. É composta pela epiderme, derme e hipoderme, e exerce funções de proteção, flexibilidade e sensorial. A epiderme é a camada superficial tendo o estrato córneo como o principal responsável por manter a hidratação em todos os níveis da pele, formando uma barreira de proteção natural contra a perda de água cutânea.

Uma pele hidratada é muito menos vulnerável às agressões externas, enquanto uma pele seca está relacionada à diversas alterações e patologias dermatológicas.

Pele seca

A pele seca pode ocorrer por diversos fatores, de genéticos a agressores externos como produtos químicos e poluição. Atualmente, com a rotina de higiene pessoal intensificada, o uso constante de álcool gel e até mesmo máscaras de proteção, tem levado a danos importantes na superfície da pele, causando lesões na barreira de proteção natural que podem até provocar fissuras e feridas na pele.

Neste contexto, o uso de sabonetes que limpem sem agredir a pele e dermocosméticos com eficácia hidratante, reparadora e restauradora se tornam fundamentais na rotina de cuidados com a pele. É importante ressaltar que a inclusão destes produtos se torna fundamental para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, garantindo o bom funcionamento e saúde cutâneos.

Ativos para hidratação da pele

Vamos conhecer alguns ativos altamente benéficos para a hidratação nos seus cuidados de pele.

A niacinamida é um ativo multifuncional que proporciona diversos benefícios para a pele. Em formulações hidratantes, a niacinamida restaura a barreira cutânea, auxilia na recuperação da pele contra a inflamação, restaura os ácidos graxos naturais da pele reforçando a hidratação além de proteger contra agressores externos como a poluição.

As ceramidas e ômegas são substâncias presentes naturalmente na pele que formam a barreira hidro lipídica (impermeável) como se fosse o cimento que promove a adesão das células da superfície, garantindo a proteção contra a perda de água por evaporação. Além disto, estes ativos aumentar a flexibilidade e resistência da pele.

A manteiga de Karité aumenta a quantidade de água na pele por formar um filme sobre a superfície, aumentando também a resistência contra agressões externas e diminuindo a irritação por atrito, como o que pode acontecer com o uso de máscaras. A vitamina E protege os lipídeos da superfície a pele da oxidação, ajudando na restauração da barreira cutânea.

Devemos usar produtos diferentes no corpo e no rosto

É muito comum ter essa dúvida: o hidratante corporal pode, eventualmente, ser aplicado no rosto? A resposta é não! Cada área possui necessidades e características diferentes, exigindo produtos específicos. Caso sejam utilizados em locais inadequados, há chances de surgirem efeitos indesejados, como reações alérgicas.

A textura da pele do rosto é diferente da do corpo, requerendo produtos adaptáveis para cada tipo. O rosto possui a pele mais fina, que pede uma textura mais leve, produtos que se adaptam a ela e até alguns ativos antienvelhecimento. Já no corpo, onde a pele é mais grossa, o toque do produto deve ser mais denso para, além de hidratar, estimular a renovação celular.

Mulher aplicando hidratante

Hidratação em áreas específicas

Áreas como mãos, joelhos, cotovelos e pés costumam ser as mais ressecadas, por isso essas regiões são extremamente expostas e muito afetadas pela temperatura, pelo vento e pela umidade. Por serem áreas de dobras e apoio, os joelhos e cotovelos sofrem traumas com o passar do tempo, precisando de cuidados especiais. Investir na hidratação dessas áreas, principalmente à noite, pode ajudar com a melhora do ressecamento, pois durante o sono o corpo fica mais suscetível à penetração dos ativos hidratantes.

Para que essas áreas e também o resto do corpo se mantenham hidratados, evite banhos com água muito quente, já que a temperatura elimina a oleosidade natural da pele, contribuindo para o ressecamento. Evite esfregar demais a pele, pois pode danificar a região, portanto, realize movimentos suaves e delicados. Procure sempre hidratar a pele com produtos adequados.

Hidratação para cada tipo de pele. Todas precisam?

Sim, todas as peles precisam de hidratação, inclusive a pele oleosa. Esse tipo de pele, se não estiver hidratada, ficará ressecada, deixando-a ainda mais oleosa. Diferente do que muitos pensam, o excesso de oleosidade não garante a hidratação do local, isso porque esse sebo em grande quantidade está apontando que há um desequilíbrio entre água e oleosidade na pele, e as substâncias não se misturam.

Por isso é essencial que, na hora de escolher o seu hidratante, você opte por um produto apropriado para a sua pele. Cada tipo possui necessidades específicas e escolher uma textura de hidratante que seja compatível com o que a sua pele precisa é o melhor caminho a seguir. Por exemplo, para pele oleosa, as texturas leves e livres de óleos são as melhores. Para pele seca, os hidratantes mais densos são os indicados, como cremes ou loções cremosas.

Máscara facial hidratante

Antes de qualquer hidratação ou rotina diária, não esqueça de higienizar a pele com um sabonete específico para o seu rosto, eliminando toda a sujeira acumulada durante o dia. Após esse passo, você pode incorporar em sua rotina uma Máscara facial, que proporciona máxima nutrição para a pele.

Hidratar a pele oleosa causa acne?

Depende do hidratante utilizado. Se for um hidratante oleoso e rico em óleos minerais como a vaselina ou mineral oil poderá, sim, causar espinhas. Porém, se for um hidratante hidrofílico como a glicerina ou o ácido hialurônico, não há risco de causar acne.

Com essas informações e dicas temos certeza que você vai dar atenção especial à hidratação da sua pele.

Siga nossas páginas no Facebook e Instagram e conheça os melhores produtos para cuidar da sua beleza.

Vem conversar com a gente ♥
NOSSO PINTEREST
  • Eu sempre digo que a boa autoestima vai muito além dos cuidados com a pele, unhas e cabelos💅 💁‍♀️Ela também caminha de mãos dadas com a relação que você cria com o seu corpo e a sua mente. Sabia que corpo e mente bem nutridos🧠✨ são capazes de elevar a sua autoestima e trazer muitos resultados super positivos para o seu dia a dia?! Arrasta pro lado 👉 e vem saber como, Mig! #somosuau #uaubox #Autoestima #EstiloDeVida #CoragemParaSerUAU #Saúde #Alimentação #Esportes
  • Cheguei com a parte 2 de como deixar seus pincéis cheirosos, limpos e o mais importante, "usáveis"! 🤣 A limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele e o recomendável é higienizar esses itens de make toda semana. Ah, e se você usa esponjinhas para se maquiar, saiba que elas podem ser limpas da mesma forma. E mais uma dica importante: nada de deixar seus pinceis no banheiro. A umidade pode fazer com que eles mofem. Beijos limpinhos! 💖
  • A gente ama um delineado, ainda mais quando o traço dele fica perfeito ✨ O desafio é conseguir fazer isso, né, Mig?! Sem falar que quando a gente tá atrasada parece que não sai de jeito nenhum 😂 Me conta aqui se você já passou por esse desafio 👇 Aproveita e segue a gente no twitter pra acompanhar esse e outros conteúdos exclusivos 🥰
  • Mari, nem tão delicada assim, trouxe algumas dicas de como lavar aqueles pincéis que estão em uso desde 2017! 🤣😰 Mig, o papo é SÉRIO! Quando passamos muito tempo sem higienizar os pincéis, deixamos esses itens expostos ao acúmulo de produto e poeira. A consequência disso é a formação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne. ❗ Bora ver a parte 1? Já curte pra eu soltar a parte 2 dessa sequência 😂😘
  • Eu tenho 3 dicas importantes pra compartilhar com você! 💖 Arrasta pro lado pra gente ver juntas o resultado dessa busca! De pouco em pouco, você vai colocando cada uma dessas ações em prática pra deixar seus dias ainda mais UAU! Não esquece de marcar uma amiga aqui pra vocês começarem isso juntas, combinado?! 🥰 #autoestima #uaubox #pesquisa #dicas #autocuidado #vamosjuntas
  • Na UAU, todas as assinantes têm acesso a Carteira, onde elas acumulam pontos através de ações de recompensas e podem trocar por dinheiro.
  • Assine sua UAUBox, receba o DOBRO ou mais em produtos em relação ao valor da sua assinatura e complete sua rotina de beleza todos os meses! 🤑
  • Amiga que é amiga, sempre dá um jeitinho de ajudar 💖 ✨ Use o cupom PINUAU e ganhe 10% de desconto em todo o plano escolhido durante a sua Jornada de Autoestima comigo! Vamos juntas, Mig?!
  • Cada pessoa é um ser complexo, repleto de experiências e histórias pra contar ✨ Todos os dias, ao acordar, você tem em mãos uma decisão que transforma a sua Jornada de Autoestima: a de se amar. Ser a protagonista da sua vida faz com que os dias sejam leves e você seja sempre lembrada por quem a ama e precisa da sua companhia. Te apresento o conceito e a Box dessa edição de Outubro! Tudo isso porque você é a #ProtagonistaUAU da sua vida! 😍 E aí, topa embarcar nessa Jornada comigo?

Larissa Drozdowski

@laridrozdowski

Especialista em Beleza e Criadora de Conteúdo para a UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] com a hidratação do rosto e acaba esquecendo do corpo, pois toda a região corporal necessita de hidratação, que nada mais é do que a reposição de água no organismo para o bom funcionamento do nosso […]

[…] ter uma pele bem cuidada é importante definir e seguir uma rotina diária de cuidados faciais. Limpar, tonificar, hidratar e proteger é a sequência perfeita para garantir um ótimo […]

[…] ótima dica e que poucos sabem, é que hidratar a pele antes de aplicar o perfume aumenta a durabilidade dele, utilize um hidratante corporal que […]

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x