tendências
← Voltar

Como entender uma tendência?

Ouvimos falar muito sobre tendências, principalmente quando o assunto é moda ou make… Mas você já parou pra pensar o que é uma tendência e como ela surge? Vem comigo que eu te conto, Mig!

 A tendência vai muito além da moda e da beleza

Apesar de ouvirmos bastante essa palavra dentro desses dois universos, a tendência está nas cores, formatos, comportamentos, construções, tecnologia, agricultura… A tendência está em tudo o que consumimos e fazemos no nosso dia a dia.

O que é uma tendência?

Na definição do dicionário: aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão.” ou “disposição natural; inclinação, vocação.”

A tendência é um reflexo natural do que acontece na sociedade como um todo. Você sabia que as marcas possuem departamentos inteiros que estudam o que vai estar em alta, Mig? 

A intenção é que a empresa possa trazer os produtos que tenham um alto potencial com o seu público alvo, antes mesmo do seu consumidor sentir a necessidade daquele item.

A tendência vira uma tendência quando um grupo de pessoas adota aquele mesmo comportamento ou obtém aquele mesmo item, e ela está presente no seu celular, nos seus eletrodomésticos, na arquitetura do seu lar, e em tantos outros objetos do seu dia a dia.

Como funciona esse ciclo?

A pirâmide abaixo retrata o ciclo de vida de uma tendência baseado nos seus adeptos, bem como André Carvalhal retrata em seu livro Moda com propósito – O Manifesto para a grande virada.

Os alfas que se localizam no topo da pirâmide não são muitos em quantidade, mas são os primeiros a explorar uma tendência. Eles são mais antenados, abertos e criativos que o restante da pirâmide.

A parte do meio da pirâmide representa um grupo um pouco maior de pessoas, os betas, que se inspiram nos inovadores e tem uma capacidade maior  de disseminação da tendência para a grande massa, em comparação com o topo.

Por último, temos a maior parte da pirâmide, que representa a grande massa da população. As tendências chegam por último para a maior parte das pessoas, elas se inspiram nos betas e passam a incluir a tendência em sua rotina.

Eu preciso estar dentro de todas as tendências?

Mig, essa é uma dúvida que a gente sempre tem, né?! Mas pode ficar aliviada que a resposta é não. 

As tendências sempre estarão aí, elas vem com a evolução da sociedade e com os movimentos do mercado, e o que vai nos ajudar a definir se utilizaremos determinada tendência (de tecnologia a moda) é o nosso autoconhecimento.

#VamosJuntas ver um exemplo disso?

Levando para o universo da moda, quem nunca viu uma peça super bacana, morreu de vontade de usar  e quando investiu o seu rico dinheirinho na peça, acabou não conseguindo usar e a deixou parada no guarda-roupas?

Isso acontece porque aquela peça não tem tanto a ver com você, mas ver muitas pessoas usando nos faz “acostumar com a estética” e ter desejo de consumir também.

Por isso é tão importante que a gente conheça com profundidade a nossa essência, o nosso estilo de vida, o nosso corpo e as nossas preferências. Mais do que estar na moda, chique é se conhecer! <3

Mig, você é do time que pira com uma tendência nova e sai comprando tudo ou já sabe bem o que faz sentido pra você e o que não faz? Me conta aqui nos comentários.

Você pira com uma tendência nova e sai comprando tudo ou já sabe bem o que faz sentido pra você e o que não faz? Me conta aqui nos comentários, Mig! <3

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Natalia

Amei

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x