← Voltar

Tipos de intercâmbio e sua importância

Migs, entender os tipos de intercâmbio e sua importância podem te levar a conhecer lugares, vivenciar experiências únicas e enriquecer o currículo de uma vez só.

mulher sentada usando chapéu e segurando um mapa - Os tipos de intercâmbio e sua importância
#PraCegoVer uma mulher sentada usando chapéu e segurando um mapa

A importância do intercâmbio

Um dos objetivos principais de um intercambio é a experiência de troca cultural que você vive, seja aprendendo um novo idioma, outros costumes, provando diferentes culinárias, se deparando com vestimentas diferentes e por aí vai… O intercambio enriquece seu conhecimento, suas habilidades interpessoais, te faz ser resiliente e sair da zona de conforto. Você, além de vivenciar momentos e histórias únicas com pessoas diferentes de você, agrega valor a si mesmo como profissional também. Você encontra mais sobre estes benefícios para o currículo neste post aqui que STB fez no blog deles. Afinal, conhecimento é pra sempre, né migs?

Você pode vivenciar isso durante um curto ou longo prazo, e não tem idade certa pra isso, ta bem? Nada de estigmas de que isso é programa pra jovens, pois não existe uma idade limite para adicionar histórias e conhecimento na bagagem, escolher fazer o intercâmbio depende principalmente da sua disponibilidade pessoal e financeira e também do tipo de intercâmbio que você escolher, que varia conforme seus gostos e necessidades e pra isso você precisa entender os tipos de intercâmbio e sua importância.

Existem “tipos” de intercâmbio?

Partindo do princípio de que somos únicos, cada um com suas vontades, sonhos e possibilidades, não teria motivo pra não abranger as oportunidades de realizar esse sonho pra todos, não é?

uma mulher sorrindo e segurando uma câmera de foto e um mapa - Os tipos de intercâmbio e sua importância
#PraCegoVer uma mulher sorrindo e segurando uma câmera de foto e um mapa

Vou contar alguns tipos de intercâmbio pra você e depois você me diz quais você já conhecia ou se tem algum que eu não mencionei, ta bem?

#Intercâmbio de idiomas

O foco é o aprendizado de uma língua – e não precisa necessariamente ser a língua inglesa que, embora seja mais comum, há outros destinos de idiomas francês, espanhol, coreano, alemão, japonês e outros mais. A duração varia conforme a necessidade e disponibilidade da pessoa, com tempo mínimo a partir de uma semana de permanência. Sua característica principal é imersão na cultura local, com aulas diárias e atividades locais, fazendo com que você sabe aplique o idioma em diversas situações do dia-a-dia.

#Intercambio de estudo e trabalho

Esse tipo de intercâmbio alia estudo e trabalho. Há várias ofertas para países diferentes, como EUA ou Inglaterra, que são mais comuns, ou Nova Zelândia, Irlanda e Malta por exemplo, que já são um pouco menos comum. O objetivo é estudar parte do dia e, no restante do tempo, trabalhar, sendo você o responsável por buscar a vaga de emprego, porém algumas agências podem te auxiliar neste quesito, a STB por exemplo, dá o apoio necessário para este serviço. Para participar, é preciso ter um bom conhecimento na língua local.

#Au Pair

Neste tipo de intercâmbio você também viaja para trabalhar e estudar e, por esse motivo, costumar ter duração de 1 ano. Durante o período de permanência no país estrangeiro, você mora com uma família, na qual terá a função de cuidar das crianças e organizar a casa. Em contrapartida, recebe um salário, que pode ser usado para fazer um curso e/ou destinado a outros gastos pessoais. Um grande benefício é a possibilidade de aprofundar seu conhecimento no idioma por um custo acessível, já que esse tipo de intercambio costuma ser bastante barato em relação aos demais. Os pré-requisitos para participar desse processo é ter entre 18 e 26 anos, carteira de motorista, Ensino Médio completo e comprovar experiência com crianças.

#Disney

Por que não considerar ser parte desse time a partir de um intercâmbio? Isso é possível através do processo seletivo do Disney Cultural Exchange Program, promovido há mais de uma década pela Disney em parceria exclusiva com o STB no Brasil (que será responsável por intermediar esse sonho). Para esse modelo de intercambio é necessário estar em uma universidade e ter um bom nível de inglês.

#Intercambio com trabalho voluntário

Esse tipo de intercâmbio funciona é em prol de uma ação social, então você viaja para um determinado país onde prestará ajuda com trabalhos não remunerados com crianças, idosos, pessoas carentes, animais etc. Um grande benefício dessa modalidade é, além da experiência cultural que agrega muito para o lado pessoal, a valorização e aperfeiçoamento do profissional e seu currículo.

#High School

O High School é realizado durante o Ensino Médio e pode ser praticado em vários países de língua inglesa ou não. O período que o adolescente passar na escola em outro país será validado no Brasil. O prazo mais comum é de 1 ano, porém há possibilidade de fazer durante um semestre apenas, depende do pacote selecionado. Neste caso, há uma idade especifica para realização que é entre 14 a 19 anos.

#Graduação

Bastante comum, o tipo Intercambio de Graduação, que costuma durar 1 ano, você estuda fora do Brasil enquanto ainda faz a graduação. Nesse prazo, você estuda em outra universidade e faz matérias relacionadas ao seu curso ao mesmo tempo que aperfeiçoa o idioma local. Em alguns casos, a universidade oferece um curso intensivo do idioma para o estudante.

#Especialização

Se você tem interesse em continuar os estudos após a graduação, esse é um dos tipos de intercâmbio mais interessante, pois gera valor ao profissional e enriquece muito o currículo. A duração do intercâmbio varia conforme o curso escolhido e o programa em que ingressou.

#Intercâmbio para família

A ideia é que a família toda viaje junto para o mesmo destino com a finalidade de estudo, mas como cada um tem uma idade e um nível de conhecimento em inglês, não necessariamente estudarão juntos. Os estudos serão destinados a um período do dia e no outro período a família pode curtir o destino juntos. Os pré-requisitos é que todas as crianças tenham 4 aos de idade ou mais e dependendo do programa e tipo de curso, pode ser exigido algum nível de inglês, principalmente dos adultos.

Você precisa conhecer os tipos de intercâmbio e sua importância, para escolher o tipo certo pra você, que irá depender do seu objetivo, do clima do país, do seu orçamento, disponibilidade e dos seus gostos pessoais.

Como se planejar para esse sonho?

Sonhar é parte do ser humano, todas nós temos desejos e ambições para o futuro. Realizar esse sonho eleva nossa autoestima e nos prepara pra dar mais passos à frente na nossa vida.

uma mulher de costas visualizando um mapa e segurando seu chapéu - Os tipos de intercâmbio e sua importância
#PraCegoVer uma mulher sorrindo e segurando uma câmera de foto e um mapa

Realizar o tão desejado intercâmbio pode parecer algo distante, mas é possível pra todo mundo, só precisa de um pouquinho de calma e planejamento, ta bem? Para se ajudar nessa organização, você pode dar uma olhadinha nesse post aqui do UAUBlog que fala sobre autoconhecimento financeiro.

Existem possibilidades de parcelamento e financiamento do intercâmbio, a Alessandra da BST explicou sobre isso na Live em conjunto com a Gabi, fixada no IGTV da UAUBox. Aproveita pra ver a live completa porque temos uma surpresinha pras todas nossas UAUMigs, só que é por tempo limitado, ta bem? 😉

Um intercambio te ajuda a amadurecer e empoderar a mente, pois te faz criar coragem pra conhecer o mundo e vivenciar histórias. Entender os tipos de intercâmbio e sua importância é o primeiro passo para fazer esse investimento em você mesma que valerá pra sempre! <3

Migs, me conta o que você achou sobre esse tema aqui nos comentários? Adoro conhecer mais de você!

E aproveita pra dar uma espiadinha no site da UAU porque com certeza você vai amar a edição da nossa Box agosto! <3

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x