You are currently viewing Todo dia é um bom dia pra tomar sol, mas toda hora nem sempre é uma boa hora

Todo dia é um bom dia pra tomar sol, mas toda hora nem sempre é uma boa hora

O sol, que traz um monte de benefícios pra gente, também pode trazer alguns malefícios. É papo sério: o sol estimula a produção de vitamina D, essencial para nosso corpo, nos prevenindo de doenças como osteoporose, cardíacas e as autoimunes, melhora o nível de cálcio no corpo, nossa disposição e bom-humor e, de quebra, nos traz uma sensação de bem-estar, porque aumenta a produção de uma substância antidepressiva natural no cérebro, a endorfina.

Muita coisa boa, né migs? Mas tudo que é bom dura pouco. Nesse caso, é literalmente só um pouquinho mesmo, já que o indicado é tomar sol apenas de 15 a 30 minutinhos por dia. Isso porque, como eu disse, o sol também pode trazer alguns malefícios pro nosso corpo.

A exposição excessiva ao sol em horários não recomendados pode ter consequências como eritemas (vermelhidão na pele), queimaduras e pode desenvolver até mesmo câncer de pele. Pra tomar sol, só se tomar cuidado também, e eu trouxe aqui algumas dicas para evitar os danos causados pela exposição em excesso.

Todo cuidado com sol é pouco e necessário

Mulher protegida do sol.

#Hora certa: O horário adequado para se expor ao sol é entre as 7h às 10h ou após as 16h. E se for um dia de passeio com as crianças, o ideal é que seja no período da manhã, pois a pele deles é mais sensível.

#Protetor solar é fundamental: e tem que usar sempre que sair de casa, até mesmo em dias nublados. Para situações cotidianas o ideal é usar protetor solar com fator de proteção (FPS) 15, repondo em média a cada duas horas na superfície exposta. Em situações como a pratica de atividades físicas ao ar livre, dia de praia ou piscina, por exemplo, o fator de proteção deve ser maior. Há uma variedade de produtos com essa finalidade e é necessário escolher o que for mais conveniente para seu tipo de pele.

#O look perfeito: a proteção do corpo com roupas, óculos escuros certificados e chapéus é de grande importância, pois funcionam como uma camada a mais de proteção além do protetor solar, assim evitando queimaduras na pele, coro cabeludo ou das retinas.

#Cuidado com o bronze: Eu sei que você quer aquela marquinha perfeita, mas devemos priorizar nossa saúde e bem-estar, certo? Usar apenas o bronzeador na hora de tomar sol é um habito considerado errado pelos dermatologistas. O bronzeamento não é considerado saudável, pois está relacionado ao processo inflamatório da pele. E o bronzeado artificial também não é solução, viu? Aqui no brasil é legalmente proibido pois esse procedimento agrava a saúde, devido exposição às radiações ultravioleta e uso de produtos carcinogênicos.

#Queimaduras: Existem queimaduras decorrentes do contato da pele com frutas cítricas, chama-se fitofotodermatose. Ao manipular frutas como laranja ou limão para preparação de bebidas, ao se expor ao sol, essa lesão pode ocorrer. Além disso, alguns remédios, a exemplo daqueles que contém ácidos na fórmula, também podem causar danos à pele se houver a exposição solar após o uso dos mesmos. Fique atenta a bula e converse com seu médico sobre isso.

#Hidratada sempre: Beba água cuide de si mesma! A ingestão de líquidos (água, água de coco e sucos naturais) hidrata o organismo e diminui o impacto do calor. Além disso, cuidados pós sol também são importantes, hidratar a pele após a exposição solar ajuda diminuir o ressecamento e reestruturar as barreiras de proteção. Aplique uma camada generosa do seu creme hidratante predileto na pele para sentir-se renovada!

O sol é extremamente importante em nossas vidas, mas devemos tomar todos os cuidados necessários para que nossa pele e nossa saúde não sejam afetadas. Não se prive do sol, apenas use com moderação.

Você já conhecia alguma dessas dicas? Ou conhece outras que não foram mencionadas? Conta pra mim aqui nos comentários! E aproveita pra conhecer um pouco mais sobre a gente ou vir fazer uma visitinha porque eu to com saudade! É só clicar aqui!

Rafaela Romani

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Vou te explicar melhor, Migs: Devemos tomar sol diariamente, em média de 15 a 30 minutos por dia, mas não pode esquecer do protetor solar, ta bem? Assim é possível contribuir pra produção de vitamina “D’ no nosso corpo, já que essa é a principal fonte deste nutriente. Dentre os cuidados necessários, além do protetor solar, também devemos respeitar os horários específicos indicados para tomar sol. Falei sobre esses e demais cuidados ou fatos sobre benefícios e malefícios do sol já por aqui. […]

[…] Vou te explicar melhor, Migs: Devemos tomar sol diariamente, em média de 15 a 30 minutos por dia, mas não pode esquecer do protetor solar, ta bem? Assim é possível contribuir pra produção de vitamina “D’ no nosso corpo, já que essa é a principal fonte deste nutriente. Dentre os cuidados necessários, além do protetor solar, também devemos respeitar os horários específicos indicados para tomar sol. Falei sobre esses e demais cuidados ou fatos sobre benefícios e malefícios do sol já por aqui. […]

[…] sobre a pele a uma distância de 10cm a 15cm e espalhe uniformemente. Aplique 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique após transpiração excessiva, ao se secar com a toalha, tempo prolongado dentro […]