vulnerabilidade emocional
← Voltar

Como lidar com a vulnerabilidade emocional

Vulnerabilidade se refere as dificuldades internas e emocionais vividas ao longo da vida. Algumas carregamos desde que somos pequenos e outras podemos adquirir no decorrer da vida.

Existem meios de aliviar sua vulnerabilidade e o stress emocional que isso causa em você. Para isso, leve em consideração essas 3 dicas:

#1. Você não é fraca

Você não é fraca por causa da sua vulnerabilidade emocional, Migs. Embora a gente associe esse momento a fraqueza, essa sensação é algo comum pra todas as pessoas. É natural se sentir inseguro quando você está vulnerável.

Por vezes, isso acontece por causa de algum trauma que você carrega. É preciso entender e falar sobre isso para aprender a lidar.

#2. Não tenha medo de falar sobre seus sentimentos

Sabe aquele medo de admitir o medo, Migs?  Maneire nisso, você pode sim falar sobre seus medos, inseguranças e sobre tudo o que está sentindo! Evitar ou fingir que algo não existe, não faz com que ele suma, no entanto, falar sobre isso faz você enxergar a situação com clareza para saber como lidar.

Se você verbalizar isso, seja escrito ou falado, você dará forma a esse sentimento e assim ficará mais fácil de tira-lo da sua cabeça, de carrega-lo com você. Falar ou escrever sobre seus anseios, te ajudam na sua caminhada do autoconhecimento.

#3. Se conheça mais

Todos os dias vivemos coisas novas, sejam elas pequenas coisinhas que as vezes passam desperdiças, ou coisas grandiosas, que viram histórias pra contar. Em ambos os casos é possível sempre tirar algum aprendizado pra levar com você.

Da mesma maneira acontece em relação aos sentimentos que te deixam aflita ou que te deixam muito feliz. Se você souber identifica-los, saberá por onde começar para procurar soluções para lidar ou evitar aquilo.

Uma dica, Migs: Procure por pessoas ou canais que te encorajem a entender e falar sobre quem você é e o que você gosta. Assim você evita que isso se torne uma tarefa difícil e deixa ela mais leve e natural.

Afinal, por mais que a automotivação venha de nós, alguns incentivos são necessários e nos dão mais força. Mantenha em seu círculo aqueles que estão dispostos a te ajudar e a te ouvir durante sua caminhada.

Como identificar minha vulnerabilidade?

A vulnerabilidade, embora não nos torne mais fracas, ela nos faz se sentir assim. Isso porque ela feita de sentimentos que te fragilizam que indicam e/ou reforçam o momento de encerrar esse ciclo.

Para você entender melhor, separei aqui alguns tipos mais comuns de vulnerabilidades – pra ser exata, são os sentimentos que estão atrelados a isso. Vamos ver juntas, Migs?

#Frustração: Quando as coisas não saem exatamente da maneira que você esperava e por isso sofre emocionalmente.

#Pressa: Entendo que quando estamos num dia muito atarefado e com prazos curtos, a gente fique apressada. Mas existem coisas que precisam ser apreciadas, curta seu dia, seu tempo livre, um pôr do sol… nem tudo é perda de tempo, viu Migs?

Mulher olhando o relógio - vulnerabilidade emocioal
#PraCegoVer Mulher olhando o relógio

#Solidão: É aquele sentimento da “sofrencia”, Migs. Guardar pra você o que te deixa angustiada não é a melhor opção. Seu psicológico pode estar abatido e por isso você tem se colocado como alguém sozinho, mas tente olhar sob outro ponto de vista para encontrar quem realmente está ao seu lado. E lembre-se: você é sua melhor companhia.

#Sobrecarga de trabalho: Assumir mais tarefas do que é possível realizar pode acontecer por vários motivos. Coisas que você deve levar pra você quanto a isso: aprenda a dizer “não” quando necessário, só trabalhar não é a melhor maneira de ser reconhecido, antes vale um trabalho de qualidade do que vários sem conteúdo nenhum, ganhar muito por trabalhar demais não é ter qualidade de vida, afinal, você precisa de tempo pra desfrutar daquilo que você ganhou, e por fim, não se cobre demais, você é uma pessoa só, Migs.

#Ansiedade: Num primeiro momento talvez pareça que ansiedade é algo sem graves consequências, mas aí que você se engana, Migs. Aquela angustia no peito, ou em casos mais graves, onde há queda ou aumento de pressão e dificuldade em respirar, é a ansiedade agindo.

É comum isso acontecer quando você precisa fazer algo que sabe que está preparado pra fazer, e mesmo assim fica mal e não consegue progredir, por exemplo. Nesses casos, o ideal é procurar por ajuda profissional, como a de um psicólogo.

#Raiva: Dê uma atenção especial à isso se você ou pessoas próximas já perceberam que você tem certa dificuldade de lidar com a raiva. Não saber como agir e perder facilmente o controle, te deixa a mercê dos outros.

Em uma situação oposta (e um pouco mais difícil de acontecer), caso você não sinta raiva nenhuma, saiba que isso também pode ser prejudicial, pois é natural reagir internamente quando te ofendem, por exemplo.

#PraCegoVer Mulher com expressão que demonstra raiva

#Perfeccionismo: Uma característica que ora pode ser boa, ora nem tanto. A pessoa perfeccionista pode acabar sofrendo e se cobrado demais com ações como revisar toda hora tudo que faz, não se perdoar por erros, até mesmo os mais básicos, não confiar na capacidade do outro nunca e outras mais… e não é assim que a banda toca, né Migs?

#Negativismo: Migs, tenha em mente que algumas coisas darão errado e outras darão certo, a vida é feita disso e assim que vamos adquirir aprendizados. Acreditar que tudo dará errado pode mudar o rumo das coisas que dariam certo, porque achar que vai dar errado te desmotiva a tentar.

Me conta Migs, alguma dessas características são comuns em você? Comenta aqui em baixo qual delas seria o motivo para te deixar mais vulnerável.

Que tal uma passadinha pelo nosso Instagram e pelo Pinterest?

VEM SER UAU <3

Rafaela Romani

@rafarmni

Estudante de Publicidade e Propaganda | Criadora de Conteúdo para UAUBox.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] entenda mais clicando aqui […]

Loccitane Brand Natura Brand Relax Brand Body Shop Brand Up2You Brand KUR Brand Hidra Brand
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x